Se faça entender, passe seu recado mas de forma cativante… Assim cada linha será “ consumida” por seu leitor…
Isso é: ESCRITA CRIATIVA
A escrita criativa é uma forma de escrever deixando-se de lado toda aquela linguagem rebuscada para abraçar com carinho a coesão, a simplicidade e a emoção. O resultado disso? A melhor transmissão de ideias e a conexão com seu leitor alvo; ou seja, aquele para quem você escreve.
Pensando em te ajudar a escrever melhor, separamos algumas dicas práticas:
Escreva sempre
Tenha foco
Mantenha o hábito de ler
Releia o que você escreve, várias vezes se for preciso.
Se você já tem o hábito de escrever, mas sempre peca por falta de criatividade, fique de olho nas técnicas abaixo:
1.Prefira as frases curtas
O leitor só consegue captar um número de palavras antes dos olhos pedirem arrego, frases curtas reduzem a chance de erros.
E sabe o que mais? Não precisamos tanto de conjunções, não tropeçamos em concordância e não erramos na vírgula. O segredo do sucesso são 150 caracteres.
Você pode também intercalar frases curtas com períodos longos, o texto vai ganhar uma cadência melhor dessa forma.
2. Sentenças positivas sempre
Fale sempre o que um serviço, produto, objetivo, fato é, e não o que ele não representa. Para que citar frases vazias? Foque nos pontos positivos.
3. Palavras simples
Na maioria das vezes as palavras empoladas e desconhecidas despertam desconfiança no leitor. Soam quase como uma dúvida.
Seja simples e claro.
4. Reduza os adjetivos
Aprendemos na escola que o adjetivo qualifica o substantivo, mas em se tratando de comunicação eles são inimigos mortais. Assim, corte o excesso e utilize apenas adjetivos que realmente torne o substantivo mais preciso.
Escrita criativa é também sobre cortar excessos.
5. A voz ativa é sua melhor amiga
Essa dica é bem simples: coloque o sujeito para realizar a ação.
O verbo tem voz, mas é essencial que algum sujeito fale por ele.
Como aplicar a escrita criativa?
De maneira prática, você pode aplicar a escrita criativa, por exemplo, nos textos que escreve para a internet, no seu blog ou redes sociais, com a intenção de responder as dúvidas dos seus clientes — e claro, possíveis futuros clientes —, se relacionando assim, de maneira espontânea e atraente.
Você pode, também, fazer uso da escrita criativa ao redigir um e-mail para seus colaboradores, escrever para seu parceiro, ou até mesmo para escrever um roteiro para vídeo comercial ou uma matéria para revista.
E não para por aí, a escrita criativa, fazendo uso da criatividade, coesão e emoção, pode ser utilizada todas as vezes que você precisar colocar uma palavra após a outra; seja em um trabalho de faculdade, uma carta de apresentação — para conquistar AQUELE emprego — ou, até mesmo, na hora de jogar um xaveco para alguém “especial.
Gostou desse texto?? Continue seguindo nosso blog..
Não deixe de conferir nossos outros artigos: